Equipe de produção


Com o objetivo de fomentar e valorizar a produção audiovisual sertaneja, foi priorizada a contratação de técnicos e artistas da região para a produção do curta "Um Homem de Borracha", uma vêz que dispomos de mão de obra qualificada e experiente. É hora de mostrar o potencial dos produtores do alto sertão paraibano.



DIREÇÃO / ROTEIRO / EDIÇÃO E MONTAGEM – Diassis Pires


Francisco de Assis Pires é natural de Coremas-PB, militante cultural, é membro fundador da Curimã Arte e Cultura, ONG cultural da cidade de Coremas-PB que vem dando seus primeiros passos no fazer cultural sertanejo. No audiovisual estréia em 2003 produzindo curta trash "Morto" resultado de uma oficina cinematográfica realizada com o irmão e amigos. A partir daí se apaixona ainda mais pelo segmento e passa a participar de varias oficinas de cinema a exemplos da Viação Paraíba - Coremas-PB, Direção de Fotografia e Uso Pratico de Câmera Campina Grande-PB, A Invenção do Cinema – do Primitivo ao Digital, realizado na cidade de Aparecida-PB e ainda  Grãos de Prata Coremas-PB. Em 2011 com o apoio do Ministério da Cultura, através do Programa + Cultura Microporjetos Culturais, lança seu primeiro trabalho, o média-metragem "A Caixa D'água do Sertão" Documentário sobre uma das mais importantes obras da engenharia brasileira o Açude Estevam Marinho, No ano seguinte, lança o curta “Lampião e o Cimento” documentário sobre um remanescente de quilombo que teve sua vida alterada em decorrência de seu trabalho nas obras contra a seca na década de 1950.

Ainda em 2012 após ter sido selecionado para o Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos (FIC), começou a trabalhar em seu novo projeto intitulado “Um Homem de Borracha”, filme que mostrará as desventuras de “Zé Lacerda”, cidadão muito popular da cidade de Coremas que viveu a maior experiência de sua vida atuando como soldado da borracha na Amazônia. No mais, ao lado de Kennel Rógis, é co-criador do Festival Curta Coremas.


PRODUÇÃO EXECUTIVA – Laércio Ferreira Filho  



Formado em história pela UFPB, na area do audio visual dirigiu e roteirizou os documentários de curta metragens Mémoria bendita (2004) pelo programa Revelando os Brasis do Canal Futura, O Apostolo do Sertão (2008) e a premiada ficção Antoninha (2011), foi assiste de direção do documentário Manoel Inacio e a Musica do Começo do Mundo (2006). Laércio é tambem coordenador da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano e do Ponto de Cultura Caminhos da Acauã além de ser um dos fundadores da Acauã produções Culturais, foi produtor executivo do Média "A Caixa D'água do Sertão" (2011) e do curta "Lampião e o Cimento" (2012).



DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – João Carlos Beltrão



Paraibano, natural da capital e criado no brejo paraibano, em Alagoa Grande, jornalista pela UFPB iniciou sua formação audiovisual, sido bolsista de extensão do Núcleo de Documentação Cinematográfica. Desde 1997, atuou profissionalmente como técnico em audiovisual do IFTPB. Especializando na captação de imagens vídeográficas e cinematográficas, atuou como diretor de fotografia. É sócio da produtora Pigmento Cinematográfico.

Trabalhou com os diretores de fotografia: Walter Carvalho, Valdir de Pina, Jacques Cheuíche, Mauro Pinheiro Jr., Stephan Hess, Roberto Henkin, Jane Malaquias, Roberto Iuri, Paulo Jacinto, Mariano Pikman, Lula Carvalho, Manuel Clemente, entre outros. Com eles nos longas; O engenho de Zé Lins, Pindorama, Cinema aspirinas e urubus, O sonho de Inacin, Por trinta dinheiros; nos curtas: Passadouro, A árvore da miséria, No meio do mundo, Tempo de ira, Poeta Urbano, no DVD Nove de frevereiro, no doctv: Péricles Leal, entre outros.

Como Diretor de Fotografia assinou os curtas em 35mm O moído, Cabra de peia e Minha bolsa Mágica (finalizando); em 16mm: Alma (premiado no Cine PE), O cão Sedento, O plano do cachorro, O teste, Caldeamento (finalizando); de 16 mm ampliado para 35mm no longa: O engenho de Zé Lins. Captado digital para transfer 35mm: Cabaceiras, Duas vezes não se faz, Tudo que Deus criou(este longa finalizando) Água barrenta e Urânio Picuí (ambos finalizando) Ivan Cineminha (em pré-produção). Em vídeo: Amanda e Monick (premiado no Curta Santos), Beba da Saudade, Enraizados(premiado no Fest Aruanda), Sanhauá (DOCTV IV), Zé Ramalho O herdeiro de Avôhai, Estibordo, O Apóstolo do Sertão, Flores que murcham, A encomenda do bicho medonho, Ler veredas, A Caixa D'água do Sertão, Travessia, entre outros.

SOM DIRETO – J. França

Tem formação em História pela Universidade Federal da Paraíba, é presidente da ONG Acauã Produções Culturais.No audiovisual foi assistente de produção e still dos documentários Memória Bendita (2005), O Apostolo do Sertão (2008), Manoel Inácio e a Musica do Começo do Mundo (2006), e o Velho do Rio (2011), de Leonardo Alves, trabalhou ainda  no premiado Antoninha (2011) Laércio Filho. Foi operador de grua dos Curtas, Travessia (2011) de Kennel Rógis, Antoninha, Laércio Filho, e Olhar Particular de Paulo Roberto (2011).


ASSITENTE DE DIREÇÃO / DIREÇÃO DE ARTE – Tina Pires


Também militante cultural, membro da Curimã Arte e Cultura, Tina Pires participou das oficinas, Grãos de Prata e de Atuação ministrada pela Atriz Marcélia Cartaxo, assina a assistência de direção do média-metragem "A Caixa D'água do Sertão" (2011) e do curta "Lampião e o Cimento" (2012), além de ter participado na produção do I Festival Curta Coremas.




ASSITENTE DE PRODUÇÃO / ASSISTENTE DE ARTE –Yaroslávia Paiva 


Atual Secretária Executiva da ONG Acauã Produções Culturais participou das oficinas: Iniciação a Roteiro e Produção Audiovisual, Iniciação a Luz e Som para Audiovisual, Fundamentos do Cinema de Animação, Iniciação ao Uso de Câmera Filmadora e A Invenção do Cinema, do Primitivo ao Digital todas em Aparecida-PB, entre outras.
Como produtora participou da produção de eventos como o 6º Festival Cinema com Farinha, fez assistência de produção do Encontro de Realizadores Paraibanos, promovido pelo Festival Audiovisual de Campina Grande, VII COMUNICURTAS, Co-produção e Mídia de Divulgação na III Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, promovida pela Acauã Produções Culturais, 2012; Assistência de Produção no I Festival Curta Coremas.

Em obras áudio visuais: produção executiva no curta “Com o Pé Direito” (2013), da Diretora  Taty Carvalho; assistência de produção, assistência de arte e claquete da ficção Antoninha (2011) do diretor Laércio Ferreira Filho.

STILL / MAKING OF – Levy Junior


Artista com grande potencial fotográfico, é atualmente Secretario de Cultura e Juventude da cidade de Coremas-PB, também participou da oficina Grãos de Prata Coremas-PB, além do mini curso Olhos da Minha Lente em Fortaleza-CE, já participou de duas exposições e recentemente foi convidado a participar num projeto de livro em que terá fotos suas publicadas.





STILL / MAKING OF / FINALIZAÇÃO – Tarciliano Silva



É mais um membro da ONG Curimã Arte e Cultura, militante cultural e produtor áudio visual de vídeos institucionais, participou respectivamente, das oficinas de cinema e fotografia, Viação Paraíba e Grãos de Prata - Coremas-PB, e ainda A Invenção do Cinema – do Primitivo ao Digital - Aparecida-PB. Atuou na produção de  "A Caixa D'água do Sertão" (2011) fazendo assistência de produção, Still e Making of, além de produzir as belíssimas imagens para abertura do média. Recentemente foi convidado a participar da produção do curta Sofia, novo trabalho de Kennel Rógis, atuando como assistente na produção de áudio.

DESIGNER GRÁFICO – Daniel Pires


Talentoso e criativo, Daniel Pires é mais um membro fundador da Curimã Arte e Cultura, com afinidade em diversas áreas como, escultura, pintura, designer e audiovisual, é dele o roteiro e a direção do trash "Morto" (2004), curta que tem importante valor no movimento áudio visual da cidade Coremas. Atualmente dedica-se a arte da fotografia, na qual está se aprofundando de forma significativa, participou das oficinas Viação Paraíba e Grãos de Prata Coremas-PB, e mais recentemente o curso de fotografia on line com grandes nomes da fotografia nacional, pela Academia Olhares - formação fotográfica. O projeto gráfico de "A Caixa D'água do Sertão" e "Lampião e o Cimento" levam a sua assinatura.

PRODUTORA – Acauã Produções Culturais


ONG da cidade de Aparecida – PB, que há 21 anos realiza uma intensa produção cultural no sertão paraibano indo desde o teatro, a música e o cinema. É responsável pelo Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão e conta atualmente com equipamentos de ultima geração para realização de obras cinematográficas, tornando possível a realização de importantes obras no alto sertão paraibano como O Apostolo do Sertão (2008) de Laércio Ferreira, Manoel Inácio e a Musica do Começo do Mundo (2006) na edição do Revelando os brasis do Canal Futura, O Velho do Rio (2010) ambos de Leonardo Alves, os premiados: Travessia (2011) de Kennel Rógis e Antoninha (2011) Também de Laércio Filho, e ainda "A Caixa D'água do Sertão" (2011) de Diassis Pires, Olhar Particular de Paulo Roberto (2011) entre outros. A Acauã é também responsável pelos Pontos de Cultura Casa da Cultura Antonio Nóbrega e Caminhos de Acauã e promove todo ano a Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano.


Diassis Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário